km 4200 – A folga na direção e a resposta dos freios

Comecei a notar ultimamente duas coisas novas que me pertubam ao dirigir o Lifan: A direção e os freios.

A direção dele parece ter alguma folga, ao passar numa depressão, ou numa junção de asfalto que normalmente tem nos viadutos e pontes, sinto a direção dando uns pulos, não é nada que atrapalhe a dirigibilidade, mas incomoda no dia a dia.

Os freios fazem um pouco de barulho excessivo ao frear e até mesmo demoram um pouco a responder em algumas situações, apesar de sentir uma qualidade bem superior se comparados ao freio do meu VW Fox modelo 2008, claro que isto é notado pois o 320 tem ABS/EBD e o fox é equipado com um freio simples.

Mas já tive a oportunidade de dirigir diversos carros com estes equipamentos instalados e a segurança e a resposta são infinitamente melhores que a do lifan 320.

De resto, acho que entrei numa época de marasmo no carro, não estou notando muita coisa de diferente ou anormal, estou usando ele bem menos do que no inicio, apenas indo trabalhar mesmo.

PREOCUPAÇÃO

Ultimamente o blog tem recebido muitas visitas e comentários, mas um deles me chamou atenção. Um futuro proprietário listou todos os possiveis problemas do Lifan 320 num relatório e pede para que algum vendedor assine, se comprometendo a que se o carro apresente qualquer um destes defeitos, que enquanto ele fique em manutenção, a consessionária disponiabilize um carro reserva para o mesmo.

OK. São, na maioria, problemas simples listados, porém acredito ser exagero exigir isto de um vendedor de concessionária. Quantas marcas  e modelos deixam na mão seus proprietários diariamente? Transferi esta responsabilidade para a ponta do iceberg não está correto, e neste caso, recomendo: não compre um Lifan 320! e nenhum outro carro popular! Pois eles em algum momento provavelmente precisarão ir para a manutenção para fazer algum ajuste e a concessionária não dará um carro a não ser que seja um problema grave ou de dificil complexidade e que a MONTADORA decida por isto.

Citando um exemplo, quando comprei o Fox, ele era zero km, e com 2 meses de uso quebrou no meio o eixo da homocinética, resultado: 20 dias parado. Neste caso me foi fornecido pela MONTADORA (Volkswagen) um carro reserva, o problema foi solucionado e pronto.

Isto pode acontecer com o Lifan, e espero que dependendo do caso, me seja dado um suporte, mas exigir isto por escrito é um pouco fora de realidade e impraticavel independente de qual carro popular você escolha, talvez exista esta garantia para um carro de alto padrão.

Não é ser conivente com o que eles impõem para nós, como: carros mal montados, sem as devidas revisões, sem um controle de qualidade que todos garatem ter, mas sabemos que não existe com os populares, principalmente os que são enviados ou fabricados para os paises emergentes.

Temos que exigir melhores carros, mas não cobrar isto de um simples vendedor ou concessionaria que mesmo representando a montadora não tem poder de mudar ou decidir, e sim de apenas auxiliar e dar suporte aos clientes.

Por isto mantenho este blog, por isto sou sincero em todas as impressões e por isto que quando a montadora Lifan me ligou eu disse que a nota para o carro deles numa escala de zero à cinco, era 3.

Não é minha intenção criar um briga envolta do assunto, mas o comentário me incomodou de alguma forma, precisava postar minhas impressões sobre o caso.

Obrigado pela visita de todos!!!!


81 Comentários on “km 4200 – A folga na direção e a resposta dos freios”

  1. Valter disse:

    Vendo os comentários sobre esta marca (Limerda), os propriotários estão com as bombas apresentando chiados, vazamento de óleo, freios ineficientes etc e tal, em carros com 1.000 kms. e ainda estão metendo o pau na linha de veiculos nacionais.
    Porra, vê se acordam. Esta cópia do Mini bem malfeita, é simplesmente horrivel, êta carrinho feio do cacete, jogaram o desenho fora e fizeram o croquis. Ja tive diversos tipos de carro, 98% só foram apresentar problemas depois de 20 a 25 mil quilometros, e todos nacionais. Agora vê se param de falar bosta e aprendem primeiro a comprar carro, para depois falar a respeito. O Lifan te Branco vai sair de fábrica com um mecânico de série no porta malas para ir apertando os parafusos à medida que o carro vai ganhando quilometragem. Se o coitado sair de Santo André, com destino a São Caetano do Sul, e não tiver este acessório (o mecânico no porta malas) o feliz propriotário vai voltar de Ônibus só com o volante na mão, isto se ele também não fugir por causa das vibrações e passarinhadas.
    Estes comentários idiótas, parecem um bando de doentes, consultando livro de auto ajuda – O LIfan é bom – O LIfan é bom – O LIfan é bom – O LIfan é bom – O LIfan é bom – O LIfan é bom – O LIfan é bom – O LIfan é bom – O LIfan é bom .
    A verdade é uma: o Libosta é uma bosta. Pintem estas merdas de verde e joguem no mato!

  2. Eduardo Lima disse:

    Quer realmente um carro popular que não deixe na mão??
    Uno Fire; Classic, Celta… O resto ja digo “resto”…
    Ou vai de carrão… Golf, Bora, Cruze… Aih sem problemas.

  3. André Alexandre disse:

    Ola!! comprei um Lifan 320 faz 3 meses, ele chama muito atenção por seu designer ( RETRO), mas logo que sai da concessionaria os problemas começaram a aparecer no momento em que eu sai da loja o velocímetro não estava pegando sendo assim fiquei sem saber ( Velocidade, Quilometragem, Aviso do Cinto de Segurança entre outros que depende da velocidade) uma semana depois caiu uma borracha do eixo dianteiro que acabei ficando o fim de semana todo sem carro, Aporta do motorista não tem mais película pois algo dentro da porta arrancou toda ela. O cheiro de gasolina que isala dentro e muito forte parece que tem gasolina no interior do carro entre diversos problemas. O vendedor me passou o que ele faz entre 16/17 quilômetros por LITRO o primeiro mês ele não fez nem 8 quilômetros por litro. Agora lembrado que ele tem 3 meses comprei ele 0 km, ele esta com vazamento de óleo. Porra 3 meses vazamento eu penso as vezes que comprei um carro usado porque impossível uma carro novo com todos esses problemas. Mas o pior de tudo foi o que aconteceu essa manhã eu a caminho do Escritório acabo batendo na traseira de um carro da Chevrolet um ( AGILE) mas o pior não foi esse foi que não fez estrago nenhum mas nenhum no veiculo AGILE no meu carro vou ter q trocar o Para-choque, Farol de milha, mini frente, o capo não abre porra esse carro é feito de plástico estou muito arrependido de ter comprado um LIFAN 320.Pense e pesquise muito antes de compra um para não se arrepender depois

  4. CARLOS ROBERTO VEIGA SILVA disse:

    QUERO VER SE COMPRO 2 DESSES CARRINHOS , UM PRA CADA FILHO. MAIS SO TA TENDO UM PROBLEMA, AQUI EM GOIANIA NAO TEM CONCESSIONARIA AINDA ENTAO ESTOU QUASE DECIDINDO POR UM OUTRO CHINES MESMO. MAS ACHO DESSES CHINESES O MAIS BONITO E CARRO DE GENTE JOVEM O LIFAN. ESTOU EM DUVIDAS.

    • wood goebel disse:

      tenho um zerado aqui no RIO azul com as faixas brancas esta com 10.000km .estou indo trabalhar no exterior sem previsao de retornar em 2013.quer compra-lo?21 76354848 wood goebel

  5. MÁRIO PINTO DE OLIVEIRA. disse:

    PARABNES A TODOS PROPRIETÁRIOS DE LIFAN 320 – SOMOS MUITO FELIZES.

    MÁRIO

  6. Miqueias disse:

    Peguei o meu 320 esta semana preto com listras brancas e estou adorando, sai de um Gol G4 que peguei zero, mas a diferença é muito grande em tudo…Estou ainda calculando a autonomia de combustivel. O único problema que percebi no primeiro dia foi o freio que deu algumas enroscadas, mas de resto o carro é perfeito.

    • Eduardo Lima disse:

      Faltou freio e o carro é perfeito??
      Se bater na traseira de um caminhão, qual será seu comentario?

      • Harison disse:

        desculpe ressuscitar um post tão antigo, mas pelas datas que vi seu comentário foi mais atrasado que o meu, em relação ao anterior. Mas enfim… Minha namorada comprou um Lifan 320 e a princípio achamos um pouco estranho o freio “ser baixo”, ou seja, tem que pisar um pouco mais do que os demais carros antes de começar a de fato frear, fora isso até parece frear bem, sabendo o ponto certo. Claro que isso não é a melhor coisa do mundo, mas também não parece ser tão problemático quanto pintam, afinal é questão de acostumar com isso. Ela já comprou o carro usado e teve problema apenas com a luz interna que não liga e com o interruptor da luz na posição central, ao pisar no freio o carro dispara o alarme de porta aberta, então é só deixar a luz na posição de desligada mesmo. Ainda andamos pouco com ele para ter certeza, mas parece que pelo preço que foi comprado ele tem bom custo/benefício. Ele é gostoso de dirigir e relativamente confortável. Ao que me parece, até então as pessoas que mais reclamam do carro são as que o compraram 0 km, a maioria dos comentários de quem comprou usado é que o carro é bom. Talvez isso tenha a ver com o fato de que a fabricante especifica no manual do veículo que diversos cuidados são necessários nos primeiros 4.000 km, e aposto que a maioria das pessoas não tomam estes cuidados, até porque realmente é chato seguir isso a risca.

  7. Bruno Buaiz disse:

    Felippe, comprei mesmo o 320 prata (na Lifan de Vila Velha ES), com uma plotagem de teto preto, base da placa preta e apenas uma listra horizontal. Pus sensor de estacionamento também. Na sexta ele fica pronto. Depois envio foto.

  8. Bruno Buaiz disse:

    Gente, decidi mesmo pelo lifan 320. amanhã vou fechar negócio. Tô só em dúvida na cor. Branco? Prata? Aceito sugestões de plotagem nessas duas cores. Ou outras sugestões. Help-me!

  9. N@THI disse:

    Felipe oi de novo,
    outro dia vejo um classic daquele modelo antigo na esquina de casa com os seguintes dizeres “Chevrolet não conte comigo” e o endereço do twitter http://twitter.com/#!/naocontecomigo chegeuei em casa e entrei no site. O cara comprou um CHEVROLET como os brasileiro gostam de dizer um carro NACIONAL!!!!! assista a saga dele não vou contar para não perder a graça.

    Infelizmente tenho tido alguns problemas com meu Lifan.
    O vidro do lado do motorista fazendo um barulho como se estivesse faltando dente. O Velocimetro ta birutinha vc ta a 40 ele marca 80. Até ai tudo bem o problema agora ta na concessionaria liguei na sexta feira para relatar estes fatos e ouço o chefe da oficina mandar o funcionaria falar que ele nao estava. Quarta-Feira tenho que ir até la para deixar o carro para a revisao de 2.500 vamos ver o desenrolar da historia.

    • Redação Gdh disse:

      Q droga Nathi,
      bom eu não sou muito de ligar eu prefiro ir na concessionaria, pois não gosto de ser muito enrolado…
      Todo carro tem seus problemas inclusive o cansado Classic… são sucatas tecnologicas (ja sei q muitos irão falar ao contrario), mas são, tecnologias defasadas, recauchutadas mas que infelizmente ao preço que queremos pagar são oferecidas e infelizmente aceitamos numa boa…
      Na europa mesmo no meio de sua maior crise economica os carros “populares” são melhores do que os nossos hatchs de “luxo”…

      • N@THI disse:

        Oi Felipe.
        A concessionaria daquei é muito longe de casa mais de 30Km então acabo as vezes ligando e combinando mesmo até porque normalmente eu agendo e eles resolvem na hora ou me entregam no mesmo dia. Deixei o carro la hoje para fazer a revisão de 2500KM. Me ligaram dizendo que o carro esta pronto e que todos problemas foram resolvidos. Amanhã irei buscar e te conto. Nâo sei se dei um pouco de azar mas sempre tem alguma coisa dando um defeitinho ou outro. Não fosse os problemas de antes. Outro dia o acabamento que fica do lado do pé do motorista quase soltou fui apertar o parafuso e surpresa a bucha estava espanada. A capa da buzina esta batendo que nem uma louca passou no quebra-molas o carro quase buzina rsrsrsr. E tem uma coisa nele que me incomoda mas prefiro desse jeito. Passou num Quebra-Molas um pouquinho mais rapido os gancho do reboque pegam no chão, mas como disse prefiro assim do que pegando a frente do carro. Até agora é só isso. Amanhã depois que buscar o carro conto o desfecho.

        • Edu disse:

          Cara, dá para tirar esses negócios de reboque. São aparafusados, e aqui na concessionaria de Brasília, eles tiraram em minutos. Eu os guardei dentro do carro para caso precise no futuro.

          • N@THI disse:

            Oi Edu,
            sei que são só parafusos, porem fico com medo que ao inves de pegar o gancho passe a pegar o para-choque do carro, as ruas em BH são pessimas e os quebra-molas não tem padrão alguns sao altos e estreitos e vice-versa.
            PS: Teve muitos problemas com o seu?

  10. Ernesto disse:

    Todo bem realmente o carro muito bonito tenho um peugeot 206 passion 1.6 2005 ta na hora de trocar estou em duvida sobre o chery face eu tenho uma pergunta para voces dono do lifan sobre a motorizaçao ele responde bem a as subida ele tem potencia o que nao quero e sair de uma corro 1.6 que anda rapido e nunca me deixo na mao mismocom o ar ligado para em outro carro que vou a sentir falta de potencia

    • Redação Gdh disse:

      Você esta falando de um carro com motor 1.3, claro que é totalmente diferente de um carro 1.6
      Ele responde bem dentro de sua potência, mas não espere um milagre.

  11. Anderson disse:

    Achei essa cópia do Mini até interessante.. + não acho que vale o quanto custa.. e os itens de serie não justificam esse valor.. principalmente itens de segurança.. imagina como deve ser o funcionamento do airbag desse carro… da até medo de pensar…
    mesmo assim achei bacana a iniciativa do blog.. parabéns!.. e vou acompanhando.. quem sabe mudo de opinião!

  12. Vitor disse:

    Para aqueles que ja tem o 320, poderiam se cadastrar no forum Carro Chines Clube e postar os seus minis.
    Tem um topico para colocar suas as fotos la msm

    http://www.carrochinesclube.com/forum/

  13. ENTRAR EM CONTATO COM lamartinemelo@globo.com

    os acessórios exclusivos do blog http://lifan320.blogspot.com
    são enviados para todo o país

  14. Bom dia, tarde e noite a todos.

    Eu sou o proprietária da página http://lifan320.blogspot.com e a todos que querem personalizar seus carros com os acessórios exclusivos da Lifan de Brasília, eu entrei em contato com o responsável Fabíl, e ele faz encomendas pra fora do estado também.

    Interessados falar com lamartinemelo@globo.com

  15. Contrera disse:

    Oi pessoal, estou acompanhando a montagem do meu lifan.
    Hoje fui ver o couro dos bancos, ficou lindoooooo.
    Amanha emplacam e colocam o sensor de ré.
    Na quarta pela manha encaminho para a plotagem, vou fazer em prata e preto sobre o azul, depois envio fotos também. Rsrs.
    Só sei que estamos curtindo como criança com brinquedo novo. Rs.

  16. Leonardo disse:

    Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeee galeraaaaa
    MAIS UM NOVO PROPRIETARIO DE UM LIFAN 2011 COM RODAS 17” AZUL…

    É A FAMILIA SMURPH CRESCENDOOOOO

    Hj 25/04 adiquiri meu lifan na Biguaçu (av antartica), estou super feliz e ancioso para pegar logo meu carrinho, e para deixar mais loco ainda meti umas rodas show de bola, assim q tiver com ele tiro fotos e posto para o pessoal.

    Abraços a familia Lifanmaniaca

  17. luis disse:

    po alguem tem soluçao para o cheiro insurpotavel de gasolina

    • Eduardo disse:

      Cara, se você descobrir, me avisa, pois o pessoal da Concessionária de Brasília (Suprema) tá abusando da nossa paciência. Os caras ou não tem competência técnica ou o carro não tem solução.

      • Redação Gdh disse:

        As vezes eu acho que não tem solução… apenas testes que aos poucos vão dando certo, não sinto segurança técnica nas concessionárias pelo menos nas quais eu pude visitar.

    • Renata disse:

      Oi Luis, o meu e o do meu irmão tb têm esse cheiro e já fizeram 3 recalls, mas ainda não descobrimos o que é realmente. Se descobrir antes de nós por favor conte aqui no blog, porque assim que descobrirmos pode deixar que a gente te conta.
      Abs.

      • Redação Gdh disse:

        Engraçado que o meu carro só senti cheiro uma vez…
        Mas evito encher o tanque, vou colocando de 50 em 50 reais… melhor prevenir do que ter q ir na concessionaria sempre…
        sem tempo total…

  18. Contrera disse:

    Boa tarde a todos.
    Li esse blog inteirinho…rs….notei que mesmo com todos os defeitos vocês curtem o carrinho.
    Comprei o meu e estou personalizando, colocando banco de couro, sensor de ré, insulfilmadesivando estilo inglês.
    Ou seja estou muito empolgado, nunca tive um carro que me desse problemas, sempre comprei carro completos e como esse foi bem atrativo de opcionais e estilo retrô, não tive duvidas.
    Pesquisei em vários sites para ver reclamações e não encontrei nada, só ontem que encontrei esse blog. Parabéns por terem tido a iniciativa desse, assim podemos nos ajudar dando dicaspelo que vi, comprei junto um pacotinho de problemas…aí…
    Uma pergunta….esses problemas apontados, eles resolveram?Conseguem dar ok nessa demanda?
    O meu já é modelo 2011, será que conseguiram corrigir boa parte desses problemas?
    Delis quero postar fotos do meu azulsinho.
    Abc.

    • felippe disse:

      a grande maioria se resolveram sim… como postei no blog cada problema e as suas soluções…
      qbom q ja esta equipando o seu carro… o meu ainda esta do jeito q comprei… mas logo logo começaarei,
      quando quiser manda as fotos do seu que eu posto aqui no blog.

      abraçoss

  19. Leonardo disse:

    Bom dia a todos, em exclusivo ao proprietário do blog, Sr Felippe. Aproveito para pedir desculpas pois usarei seu blog para pesquisar se algum proprietario de SP sabe me dizer onde encontro a grade frontal e o aro da lanterna traseira igual ao do 320 vermelho das fotos.

    Segue link http://lifan320.blogspot.com/2011/04/lifan-brasilia-vermelho-top.html

    Se alguem souber, por favor me avisa, estou desisperado para fazer no meu.

    Abraços

  20. Anderson Paes disse:

    Bom dia, sou o mesmo do 320 vermelho que ja falou aqui antes. a concessionária de Sorocaba disponibilizou 3 modelos diferentes de teto solar para o 320 e esta entrando em contato com uma importadora de peças para comprar body kits vi alguns na net e tem uns modelos legais, acho que em 30 dias colocarei teto solar no meu tbm e assim que acontecer mando uma foto para que possam ver.
    sobre a bateria a minha ainda não abriu o bico mas ja negociei na loja que se eu colocar o teto vou ganhar uma bateria nova pois o carro tem muitos componentes elétricos e/ou eletronicos pra rodar com bateria de 40a e com a adição do teto eletronico eles trocarão minha bateria.
    com isso não terei que esperar parar na rua pra conseguir outra e não pagarei por ela.
    aos poucos o carro vai ficando mais show ainda.

    • hamilton disse:

      Qual o custo do teto?

      • Anderson Paes disse:

        desculpe a demora, o teto sai por 6000,00 o maior que abre mais da metade do teto e por 4500 o menor que so abre sobre os bancos da frente tem um intermediário mas não tenho o valor exato.
        pode procurar pela SAF sorocaba é a concessionária da FIAT mais é tbm quem vende lifan

    • Contrera disse:

      Que bacana, da para encrementar bastante.
      Tem como colocar os borrachões ao redor do assoalho, estilo o elétrico?
      Qual o contato de seu fornecedor?
      Abs.

  21. Juan Coto disse:

    Dale Felipe

    Cara, achei muito bacana a tua iniciativa de fazer um “diário de bordo” de suas andanças com o carro novo. Vi um desses na estrada que liga as praias do norte da ilha ao centro de Floripa e me chamou muita a atenção. Estou coletando informações e digamos que está nos meus “favoritos”. Atualmente sou um feliz proprietário de um clio 2005 e como estou com projeto da casa própria, a troca dele não está tão perto.
    Um grande abraço e continue a relatar os causos aqui da maneira que vem fazendo, de forma divertida mas ao mesmo tempo séria, unindo o útil ao agradavel.

  22. Leo disse:

    Fala galera tudo bem, estou louco por um desses, mais como muitos ainda tenho aquele receio!
    Na minha procura por informações liguei na ccs VM Veiculos de Osasco fui muito bem atendido pelo técnico de lá (eles tem oficina própria), ele me explicou que foi até a fabrica da lifan me passou muitas informações sobre os famosos problemas com o carrinho, me tirou muitas dúvidas e me deixou muito mais tranquilo! então quem estiver em SP vale muito a pena dar uma passadinha em Osasco e conversar com o pessoal que tem um atendimento ótimo!!!

    PS. Isso não é propaganda não viu! rsrsrsrs

    abs

    • Vitor Dias disse:

      Nem precisa ir ate Osasco, tem na barra funda!
      Estou muito interessado nesse carrinho e n tenho nem carteira ainda hehehhehhe…
      Mas para primeiro carro eu vou tentar um chinês msm. Eu me apeguei a esse, sempre que eu ando na rua fico procurando ele, muito lindo msm!

  23. Joselito disse:

    Se nao for pedir muito, podia fazer um post colocando os defeitos mais comuns que estao aparecendo no 320 e suas possiveis soluçoes. se possivel tb, galera mandar fotos com os “recursos tecnicos” usados para resolver esses probleminhas. To correndo atras de uma grana e ja vou pegar o meu 320 aki em BH. TO APAIXONADO PELO CARRINHO!

    • Redação Gdh disse:

      Então joselito, a intenção do blog não é ser técnico, apenas ter relatos do que vai acontecendo com o meu carro e as impressões dos demais proprietários…

      abraçosss

  24. Leonardo disse:

    Olá Bruno tudo bom?

    Acabei de ler seu post e na boa irmão se vc achou o painel do 320 parecido com carro de brinquedo então de uma olhada melhor no painel e eu todo o resto do novo uno q esse sim parece peças de lego encaixadas uma nas outras, ai aproveita e tb da uma olhada no painel juracico do classic (painel identico ao dos primeiros corsa lançado no brasil 1994) e ai avalia bem.

    Pesando os prós e os contra ainda acho q o lifan é uma boa opção…

    sem mais, abraços

    • Redação Gdh disse:

      Apesar dos pesares continuou achando também Leonardo..
      Me desencanto, me apaixono… acho que depende da semana.
      Cheguei aos 5000 km logo logo mais um post vem ai!

    • Bruno Buaiz disse:

      Valeu, Leonardo, na verdade não me referia ao painel não – que eu achei lindo!- Eu falava da parte externa mesmo… Mas, estou me decidindo sim pelo lifan 320. Depois conto aqui.

  25. Bruno Buaiz disse:

    Estou lendo o blog e me informando. Estou na dúvida entre o lifan 320 e o novo uno, ou mesmo o classic. Sei o qto o lifan 320 tem a oferecer a mais, mas fico com receio. Moro em Vitória – ES, e já tem concessionária da lifan aqui perto, em Vila Velha, mas, estou muito na dúvida. Fui ver o carro, e tive uma sensação de fragilidade nele (como se fosse de brinquedo)… Ainda n fiz o teste drive… Preciso da opinião de vcs. Compro um modelo conhecido do mercado nacional, pelado, 1.0, ou me “arrisco” no lifan 320??? Dúvida cruel. Tenho q decidir logo…

  26. Oi, vejo que seu trabalho aqui sobre o 320 é muito legal, vamos nos juntar pra fazer algo maior?

    abraço
    Lamartine Melo

    • Redação Gdh disse:

      podemos sim… mas a intenção é apenas descontrair e relatar o dia a dia com a minha louca aquisição de um carro chinês, não tenho maiores intenções por enquanto, mas me manda um e-mail que conversamosss!

      Abraçoss!

  27. Anderson Paes disse:

    tenho um 320 desde 26 de março e hoje esta com 1480 km rodados, a tal luz do air bag que tambem foi um problema no inicio se resume a dois sismples fatos; a concessionaria recebe o carro com o airbag desligado da montadora e por isso que a luz fica acesa, porem quando ligados 80% dos veiculos apresenta folga no terminal que liga O SENSOR ELETRONICO no acionador do airbag, no meu caso a concessionária de Sorocaba onde moro trocou o terminal e não deu mais problema, o carro acewnde a luz quando liga faz a verificação do sistema e apaga normalmente durante todo o tempo que estou com o veiculo ligado. tive um problema de barulho na roda dianteira direita e a concessionária testou tudo e não encontrou defeitos, em casa descobri que a chapa usada pra fazer o protetor do disco é fina e dependendo da vibração passada pelo piso esta chapa toca a pinça do freio e faz aquele barulho chato de sino, na concessionária não havia uma forma tecnica de resolver o problema então entortei uns 4mm a chapa para afastá-la da pinça e resolvi meu problema. se por acaso fizer um barulho de bnorracha enfregando no chao quando pisar na embreagem peça ao mecanico para lubrificar o eixo do acionador da embreafgem que resolve e no acelerador se fizer barulho de sino quando pisar no pedal peça para esticar mais um pouco o cabo do acelerador que resolve.
    estes foram os problemas que pude identicicar no carro nestes 1480km mas sou franco a dizer ADORO MEU 320.

  28. hamilton disse:

    Então você não reswpondeu felipe, trocou a bateria por conta na garantia?
    trocou por que marca?

  29. Leonardo (SP) disse:

    preciso de opiniões, quero plotar o teto de preto fosco e vou colocar as 17 la na propria loja (Biguaçu – av. antartica)… só nao sei qual cor devo pegar…

    opinem ai pessoal, me ajudem a decidir

  30. Leonardo (SP) disse:

    msm com todos os relatos vou comprar o meu sim…

    Apaixonei d eum jeito q nao me vejo dentro de outro carro q nao seja o Lifan 320… Ao acabar de fazer o test drive, a vontade era nao sair mais de la de dentro do bichinho…

    Em mto breve estarei com o meu (azul ou vermelho com as 17) e ai postarei fotos para os fãs…

    Abraços

  31. Alex Bsb disse:

    Nossa gente é impressão minha ou meu carro deu problema só com peças que não tinha na ccs.. levei para arrumar varios itens e só tiraram o vazamento da Direção hidraulica..isso porque fizeram uma manutenção a direção tiveram que pedir… Ainda deixaram o reservatório todo sujo… muita falta de experiência.. to começando a ficar encima da balança com o carrinho…continua entrando água dentro do carro pelas duas portas dianteiras, vou ter que por conta propria fazer um serviço para eliminar o problema e vai envolver tirar os paralamas dianteiros para criar este “veda agua”, pois abrindo a porta de cara vc vê duas aberturas que dá para ver o pneu…
    o sensor sonoro do cinto.. nem olharam, tive que tirar o painel de instrumentos, desconectar e tirar a solda do sensor sonoro..Ufa..fim do bip..bip..bip.. mas a luz do cinto continua acendendo…. o restante vou começar a brigar na CCS de Brasilia.. creio que brigando a coisa desenrola por que na amizadem a censassão e que tão te empurrando com a Barriga.. o negocio deles e vender..vender e vender.. não gostei nda disso.
    Obs – descobri que as pincas de freio com o tempo ger folga nas pastinhas, solução tira a pastinha e apertar as duas travas dela para aumentar a preção contra a pinça (pastinha externa).. e olha que o barulho e grande dá a impreção que a pinça tá solta… novamente solução resolvida por conta propria na CCs alegam não terem visto o problema.. olhando por fora verão a tal trava inox da pastilha…bendita!! rsss

    abraço…

    • Renata disse:

      Oi Alex,
      O meu deu problema de entrar água e na ccs eles resolveram. É bem verdade que tive que voltar 2 vezes, mas agora está tudo bem. Pena que tem “vários” outros problemas menores, mas o pior ainda é o cheiro de gasolina. Já voltei lá 8 vezes e nada… trocaram a borracha de vedamento do tanque, a cânula que leva a volatilização da gasolina (que era muito curta) e a tampa do tanque, mas o cheiro não sumiu.
      Está literalmente dando “dor de cabeça”.
      Abs,
      Renata.

  32. Leonardo disse:

    N@THI de qual estado vc é?
    Personalizou o seu ou esta original?

    Bjs

    • N@THI disse:

      Oi Leonardo
      sou de Minas, em BH tem duas concessionarias mas acabei optando por comprar em contagem pois a oficina e junto com a concessionaria. Não personalizei so coloquei insul-film G5 e quero plotar o teto mas ainda to sem $$ ipva + dpvat + Seguro particular quebra pelo menos uns 2 meses.

  33. N@THI disse:

    Felipe!!! Tenho lido seu blog e estou adorando. Tenho um gemeo do seu e estou gostando muito do carro, tinha um Celta 1.0 que fazia 9,5KM/l com um milagre divino, e agora tenho um 1.3 que ta fazendo 11KM/l com ar ligado o tempo todo. Apoio o blog e acho muito importante as dicas e ate mesmo os comentarios de quem lê, para quem tem em mente comprar um, posso dizer que estou super satisfeita com o carro e até agora a concessionaria onde comprei o carro tem me atendido muito bem.

  34. Raquel disse:

    Olá Felippe, bom dia!

    Vi aqui suas declarações com relação ao Lifan. Estou em duvida se compro ou não o carro. Só de frete já querem me cobrar
    R$ 1.900,00, achei um absurdo.

    E outra, a concessionária mais próxima é em Brasilia, e eu moro em Goiânia, são 182 km de distância. Você me indicaria que comprasse mesmo assim? Mesmo não tendo a concessionária aqui em Goiânia?

    Estou ansiosa para fazer o test drive no carro, lindo ele é, basta saber se realmente compensa.

    Abraços.

    • Felippe disse:

      Melhor esperar abrir uma concessionária mais perto, a minha fica a quase 70 km e ja é uma luta ir até lá…

      • Raquel disse:

        Poisé. Estou olhando mesmo. E comecei a ver também o Chery Face. Em alguns itens do Face tem vais vantagens.

        E eles já tem concessionária aqui. Estou avaliando, vou fazer o test nele.

        E devo ir a bsb conhecer o o Lifan, que acho lindíssimo.

        Obrigada pelas informações!

        Abraços

    • Alex Bsb disse:

      Cara espera, compra ainda não, a CCs de Brasilia quase não tem peça, vai abrir uma ai em Goiânia, sempre aparece algum probleminha, vai que pegando o carro tem a “sorte” de ter o problema de luz do Airbag, sensor sonoro disparando constante, ou outro problemas que te encomode..vai ter que sempre levar em Brasilia e nunca o serviço sai no mesmo dia.. fora que eles enrolam um pouco.. tô esperando abrir em Goiânia para ver se o serviço e mais rápido e sem muita disculpa.
      Compra ainda não, conselho de amigo!

      Abraço.

      • Raquel disse:

        Poisé Alex. Estou em duvida mesmo. Como disse acima para o Felippe, vou avaliar o Chery Face também, que tem muitos atrativos, e estou ansiosa para conhecer o Lifan!

        Abraços,

        Raquel

  35. bicudo disse:

    tenho olhado alguns blogs sobre o 320 para de ajudar a decidir a comprar o carro. como vi muitas pessoas reclamando do carro, entao decidi adiar a compra e fui ver um fiesta ou o novo uno. encontrei um site que os proprietarios dos carros falam deles e nao sabia que carro conhecido como fiesta ou uno tinha tantos problemas tb…. conclusao: como ja tive 1 gol, 1 escort , 1 fiesta, 1 corola e 1 tempra. de todos esses carros so o tempra que deu problema. entao acho que na compra dos carros temos que ter sorte e que mesmo com as grandes montadoras temos problemas em seus carros.

  36. Alex Bsb disse:

    Pessoal, parece ridiculo o que vou comentar mas ja estive em uma ccs e vi cliente de Astra reclanado um monte de defeito no carro com menos de 1000km, e escutei a resposnta de um consultor tecnico para o cliente, “nenem não morre adoece, por que um carro não vai estragar, nunca conseguirá um carro perfeito que rodará 100.000km sem dar nenhum problema.. Se uma pessoa for ficar pesquisando todos os defeitos do carro para avaliar se compra ou não ficará de bicicleta e se não achar deifeitos nelas também..rss, porque neste nosso Brasil ja vi cada história de problemas em varias marcas que até Deus duvida e olha que ja trabalhei na GM durante 5 anos e sei o que estou falando!
    No topico dos 3400km o Diogo citou varios problémas, a probabilidade dele comprar um carro e ocorrer pelo menos 50% dos defeitos será remota, literalmente!
    o meu está com 6800km, deixei hoje na ccs em Brasília para ver varios problemas que considero minimos, mas como está na garantia vamos usar, e até o momento o carrinho não me deixou na mão, tive o incomodo da Luz do airbag e do cinto, mas era questão de isolamento do modulo com a lata do carro, tirado o isolamento do aterramento não apresentou mais problema.
    Vai na fé, ja tive varios veiculos, com varios problemas, alguns já caracterisitco do carro, ja me deixaram na mão, ja pegaram fogo comigo, nossa cada coisa e até agora não me arrependo da compra do Lifan. Ja me chatiei com ele por ter alguns acabamentos muito simples pelo preço do carro, mas não chegou ao ponto de desistir e na concessionario os problemas que apresentei o consultor tecnico me deu respostas plausivei e algumas sem conhecimento me tornando cobaia para a manutenção..rsss.
    está vez ele foi por vazamento de oleo na direção, mas nem chegou a melar o chão e não percebi folga, descobri porque fui fazer um alinhamento e olhei em baixo do carro.
    espero ficar com ele pelo menos 2 anos sem apresentar nenhum problema grave!
    pretendo colocar o teto solar, ja vi em um carro na ccs e ficou show, todo automatico e colocar os envolventes laterais (paralamas e caixa de ar)e dos parachoques na cor preta vai ficar muito manero.
    logo postarei novas fotos dele completo no site http://www.carrochinesclube.com

    Abraço a todos.

    • Alexandre disse:

      Bom…. há carros e carros. Tive um Classe A, que tirei zero e fiquei com ele até 117 mil Km. Sem problemas. De verdade!
      Estou lendo blog o porque simpatizo com o carrinho Lifan 320. Pretendo ter um no futuro. Parabéns pelo esforço e contribuição. Abraços.

  37. Joselito disse:

    Cara, seu blog ta sendo uma mao na roda pra mim. Estou louco pra conhecer e talvez comprar o 320. Assim como qualquer carro, de qualquer categoria, todos estao sujeitos a recall e a problemas diversos, seja por uso ou por defeito da fabrica, mas como é um carro chinês tem-se a sensação e o preconceito de que sempre vai dar problema, de procedencia duvidosa. Enfim, continue postando suas aventuras e impressoes. so uma coisa: a bateria é de quantos amperes? vlw

  38. Zolk disse:

    Olá, a alguns dias venho aconpanhando o seu blog, e acho que esses problemas aqui relatados no site não são muito diferentes dos que ocorrem nos carros populares brasileiros! o que o ocorre com muitos e o preconceito, eu ja tive problemas com carros que tinham menos de 500km rodados, basta ver que nem carros de luxo como toytas ou hondas escapam de recall, pq sacrificar o carrinho!

    • alvaro pedro jr disse:

      tem razão, meu Lifan 320, tem 18000 km. agora, começou a acender a luz da injeção, e o velôcimetro ficou louco. Nada grave, basta desconectar o cabo da bateria negativo, esperar 1 hora, e reconetar o cabo, resetando o módulo. ficou zerado, tudo normal.
      Este problema tb ocorre se a bateria é ruim, neste caso só trocar a bateria. Enfim o carro é ótimo, abcs Alvaro

  39. Leonardo disse:

    Mto bom felippe, excelentes palavras…

    Tb acho q é mto injusto passarmos uma impressão do carro tão negativa, afinal de contas qualquer montadora corre o risco de apresentar defeitos em seus carros, ainda mais uma montadoora recém chegada no pais.

    Fala- se mto em defeitos e panes, e se deixa pra tras a qualidade do carro, temos q ver as duas faces da moeda…

    sem mais

  40. diogo disse:

    Ola amigo, com relação a lista, você deve saber que trata-se de mim!

    O termo de conciência dos problemas do carro foi pensado para evitar o tipo de resposta que cansei de ouvir dos vendedores da praia grande:

    Diogo – Mas vocês tem tido algum problema com o carro?
    Vendedor – Não não, até agora nenhum deu problema.
    Diogo – Engraçado, pois acompanho o blog de um comprador que obteve seu veiculo aqui e o mesmo já enfrentou os mais diversos probleminhas
    Vendedor – Ah, tem gente que é cagada mesmo, tudo acontece no carro delas.
    Diogo – E o resto dos consumidores que estão tendo os mesmos problemas no orkut? Também todos cagados? E a luz do airbag que não apaga?
    Vendedor – Desconheço esse problema.

    Como você pode ver, a postura da marca e dos vendedores não é a postura de quem está introduzindo um produto que já enfrenta uma resistência natural no mercado e precisa trabalhar muito mais que as outras marcas já consolidadas.

    Trabalhar mais significa ser mais transparente e ter mais competencia e agilidade na resolução dos problemas.

    Negar os problemas é o primeiro passo para o fracasso da marca.

    O Termo que pedi para que assinassem, não era destinado a um vendedor, e sim a concessionária, pessoa juridica, ou ainda, o responsável pela mesma.

    Com relação ao veiculo reserva, obviamente que a solicitação do mesmo não seria mediante a situação que você expos, e sim em casos onde o veiculo precisasse ficar por um tempo maior que 2 dias na concessionária.

    Eu tenho bastante conhecimento de mecanica, principalmente em motos, e posso dizer que como cliente seria uma ótima opção para ajudar a marca a desenvolver o produto.

    Porém para isso eu preciso que a marca me ajude a ajuda-los. Me deixar na mão e não demonstrar competência na resolução dos problemas não me parece bem uma ajuda.

    No começo de janeiro de 2010, comprei uma Kasinski comet 650 (moto). Primeiro modelo injetado.

    Comprei na mesma situação que o lifan, ou seja, sabendo que o produto tem potencial, porém ainda precisava de ajustes e atenção da marca para desenvolver o produto.

    Logo após a compra surgiram os problemas relacionados a injeção.

    Bem neste momento já foi perceptivel o descaso da marca e a incompetência da mesma para identificar, corrigir e principalmente ASSUMIR o problema.

    Dado o fato acima, comecei a buscar a solução do problema por mim mesmo, e finalmente corrigi.

    Outros compradores, porém da versão 250CC da moto, tinham muitos mais problemas que eu.

    Na comunidade da moto, expus a causa e as correções para os problemas da moto.

    Diversos usuários pelo brasil em risco de morte por conta do mal funcionamento da injeção eletronica e a kasinski fazendo vista grossa, não assumindo o problema e o pior, não resolvendo o problema.

    Quando meus textos chegaram ao conhecimento dos responsáveis da kasinski, a mesma convocou para um recall, após diversas discurssões mais fervorosas no nosso forum e comunidade.

    No recall foram feitos os procedimentos exatamente da forma como propus.

    Ou seja, de tudo que exigi, não acho que exigi nada demais.

    Uma lista com os itens apresentados pelos diversos usuários, sendo que destes itens a maioria já chegou a concessionária não é nada demais para uma empresa séria. Para uma empresa amadora, negar os problemas é mais facil, uma vez que é melhor um comprador sem conciência e conhecimento prévio dos problemas do que um com conhecimento dos mesmos.

    A lista em si não tinha nada demais, so enviei para ter certeza do amadorismo da marca.

    Com relação ao carro reserva, também não acho nada demais, dado que há um interesse mutuo, no meu caso de ter o carro, e no caso da lifan (ao menos deveria) ter um produto de qualidade, evoluido e acertado.

    Enfim, é isso!

    • Felippe Amorim disse:

      Então Diogo, realmente é sobre você que citei neste ultimo post, mas enfim não é necessário citar nomes, o que eu quis dizer é que temos que cobrar sim, mas das pessoas certas, no caso o fabricante, de um subordinado a uma concessionária que é subordinada a Effa Motors, importadora da Lifan, é um caminho grande, ou melhor, um telefone sem fio muito longo.

      Quando fui comprar o Lifan, ja tinha pesquisado muito sobre ele, fui até o Salão do Automóvel, falei com muita gente, ja tinha todos os dados na mão e o vendedor apenas estava ali pra anotar o pedido e entregar o carro (diga-se de passagem fez muito mal), isto foi anotado, postado no blog e no eventual contato que já tive com a Fabricante, foi citado todos estes dados.

      O foco então tem que ser a Fabricante, lógico que o unico contato quanto compradores será através da concessionária, mas como eles podem assumir uma responsabilidade que é originalmente da fabrica, em um mundo encantado aconteceria, mas nem em uma Volkswagen isto acontece, afinal quando deu problema grave, tive que ligar diretamente para a central de atendimento da fabrica, senão o problema ia se arrastar mais e nao teria visto a cor do carro reserva.

      É o mesmo de eu chegar numa franquia do Mc Donald e exigir que se troque o queijo, pois este é horrivel, nem o vendedor, nem o cara que prepara o lanche, nem o franqueado tem o poder de fazer isto, claro que este ultimo teria mais contato com a Franquia, mas nada demais a não ser uma mera sugestão do problema, o que tem que ser feito é se todos acham o tal do queijo ruim, enviar estas notificações a sede da empresa, e eles sim tem este poder notificar o fabricante ou a sede do Mc Donald’s, mas como fazer isso sem experimentar? Mas comparações totalmente diferentes a parte, voltemos ao assunto…

      O que me preocupa é isto, espalhar de uma forma errada que o carro é muito bom ou muito ruim (e isto está acontecendo demais na internet!), precisa de ajustes, sim, mas não de pânico, pois foi assim que me foi reportado via e-mail por alguns usuários que compraram o carro e estavam com medo de pegar o veiculos após lerem principalmente os textos aqui postados, e muitos citaram os seus comentários, principalmente “a grande lista”.
      Nos meus posts, procuro sempre ser muito coerente e correto, apesar que as vezes precisamos desabafar em alguns relatos, mas sei que isso pode influenciar muito a decisão de centenas de outras pessoas a respeito da compra, e isto também acontece com todos os usuarios que postam diariamente e complementam o que eu digo no blog.
      Mas você já tem uma experiência maior do que a minha, já resolveu problemas maiores em outras fabricantes, então pode ter mais razão do que eu no que esta dizendo.

      Nada contra qualquer coisa que você disse aqui, mas preocupação de como estamos (e isto me inclui) passando estas informações a diante…

      Abraçosss!


Deixe uma resposta

